Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Crown ou Crohn, eis a questão?

por Catarina, em 28.02.15

crohn 2.jpg

Ouço muitas vezes portadores ou não, a pronunciar a palavra Crown para catalogar a nossa doença e isso dá me cá uma “urticaria”!

Por isso vamos lá esclarecer, Crown é por acaso um tipo de vinho que aprecio e que degustava em ocasiões especiais, deixei de beber porque não consta da minha dieta!!

 

A doença de Crohn [enterite regional, ileíte granulomatosa, ileocolite] é uma inflamação crónica da parede intestinal.
A doença afecta tipicamente toda a espessura da parede intestinal. O mais habitual é que se manifeste na porção mais baixa do intestino delgado (íleo) e no intestino grosso, mas pode ocorrer em qualquer segmento do tracto gastrointestinal, da boca até ao ânus, inclusivamente na pele à volta deste.

 

Foi Burrill Bernard Crohn que  descreveu vários casos de enterite regional em 1932,  actualmente chamada de doença de Crohn. Alguém perguntou certa altura a Burrill B. Crohn porque tinha seguido medicina, ao que este respondeu:” o meu pai tinha terríveis indigestões. Decidi ajuda-lo,estudei medicina”.

E ainda bem que assim fez, pois foi graças ao seu trabalho, com mais de 1100 pacientes, que o Dr. Crohn em 1932, a 13 de Maio, apresentou a sua descrição de 14 casos de ileíte regional [a inflamação intestinal que hoje se designa por doença de Crohn] à secção de Gastrenterologia e Proctologia no 83.º Encontro Anual da Associação Médica Americana. 

 

Pronunciaremos então, o nome correctamente – CROHN -, este senhor foi quem iniciou algo, que nos dias de hoje permite-nos saber pelo menos o que temos e isso foi um passo importante.

 

Marcamos encontro aqui!

 

publicado às 12:20



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D